domingo, 29 de abril de 2012

DIA DO TRABALHO


Dia do Trabalho (Cont.)

    Para garantir sua sobrevivência, o homem sempre precisou trabalhar, assim as relações de trabalho foram modificando ao longo da história.
    Os acontecimentos que levaram a estabelecer o Dia do Trabalho tem haver com as conquistas dos trabalhadores de forma ampla, elevando o trabalho como um direito humano, no mesmo patamar do direito à vida, à saúde e a educação, proclamada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.


    No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1924, por um decreto do presidente Artur Bernardes. Por aqui também ocorreram outros eventos importantes nesta data: em 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, ou seja, o valor mínimo que um trabalhador deve ganhar para suprir as necessidades básicas de uma família - moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer e em1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e garantir os direitos dos trabalhadores.
Mudanças no mundo do trabalho
    É interessante notar que, pelas características da sociedade em uma determinada época, algumas profissões eram fundamentais e que hoje não existem mais, principalmente porque a tecnologia foi evoluindo e substituindo algumas funções. De acordo com necessidades específicas das sociedades, com a evolução do conhecimento que chega cada vez mais rapidamente e com o avanço da tecnologia, aos poucos vão surgindo novas profissões.
    Não há consenso entre os pesquisadores da área a respeito de quais seriam realmente as profissão do futuro: alguns dizem que são profissões que na verdade já existem, mas que vão se modificando ou se modernizando de acordo com as necessidades específicas, outros dizem que são realmente profissões das quais nunca se ouviu falar.
Curiosidade
    O salário mínimo foi adotado no Brasil em 1940, no governo de Getúlio Vargas. Segundo o economista João Sabóia, na época, havia 14 salários para diferentes regiões do país, sendo que o salário mínimo mais alto era pago no Rio de Janeiro, capital do Brasil na época. Este valor era três vezes superior ao do Nordeste. Assim, o valor do salário mínimo ficou unificado em todo país a partir dessa data.
FONTE: SMARTKIDS

CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA UMA ANIMAÇÃO SOBRE AS PROFISSÕES:
http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/profissoes.html


CRUZADINHA






domingo, 22 de abril de 2012

PLANETA TERRA


  

NOSSO PLANETA TERRA

O dia Mundial da Terra é comemorado no dia 22 de abril. A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data.

Gaia - Mãe Terra

Aproveite esta época para fazer alguma coisa boa para o planeta mãe Terra, como plantar uma muda, convocar os amigos para ajudar a coletar o lixo da praça ou parque que você frequenta, colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos e muito mais pode ser feito. O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa. 
Por coincidência hoje também celebramos o descobrimento do Brasil, quando os portugueses desembarcaram em terra tiveram o primeiro contato com os índios. Os portugueses estranharam muitos dos hábitos indígenas como o fato de andarem nus! Já que o calor do clima tropical é intenso as peças utilizadas funcionavam mais como adornos, o que contrastou muito com as roupas pesadas dos europeus devido ao clima mais frio e ameno. 
Apesar do choque entre culturas, os índios ensinaram muito aos europeus. Os índios viviam e vivem em harmonia com a natureza, respeitam a mata, valorizam os bichos e são profundo conhecedores da flora onde vivem, inclusive utilizam como medicamentos diversos tipos de plantas. 
Que tal aprendermos um pouco mais sobre os índios brasileiros tenho certeza que encontraremos dicas de como cuidar melhor da nossa Mãe Terra! 


Curiosidades sobre a Terra: 

Tem em torno de 4,5 bilhões de anos
Tem 510,3 milhões de km2 de área total
Aproximadamente 97% da superfície da Terra é composta por água
O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal - China com aproximadamente 8.800 metros
A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões.
FONTE DO TEXTO: SMARTKIDS

O PLANETA TERRA É A NOSSA CASA.
 VAMOS CUIDAR DO NOSSO PLANETA!!!




VIVER - XUXA 
ADORO ESSA CANÇÃO!!! A LETRA É LINDA E 
E NOS FAZ REFLETIR.


*******************************

5 DE JUNHO -  DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É MUITO IMPORTANTE PARA QUE POSSAMOS TER UM PLANETA SAUDÁVEL E RICO EM RECURSOS NATURAIS NO FUTURO.
VAMOS APROVEITAR ESTE DIA E LISTAR QUANTAS AÇÕES PODEMOS FAZER PARA COLABORAR NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. SE TODO MUNDO FIZER UM POUQUINHO, PODEMOS CONTRIBUIR UM MONTÃO PARA O MUNDO!
SEGUE ALGUMAS MEDIDAS QUE PODEMOS FACILMENTE TOMAR EM CASA E NA ESCOLA:

ÁGUA
ESCOVANDO OS DENTES - DESLIGUE A ÁGUA ENQUANTO FAZ A ESCOVAÇÃO.
LAVANDO A LOUÇA - DESLIGUE A ÁGUA ENQUANTO ENSABOA PRATOS, COPOS, TALHERES E PANELAS.
TOMANDO BANHO - NADA DE BANHOS MUITO LONGOS E QUANDO ESTIVER SE ENSABOANDO, DESLIGUE A TORNEIRA.
ENERGIA
DESLIGUE AS LUZES - AO SAIR DO SEU QUARTO, SALA OU COZINHA NÃO ESQUEÇA DE APAGAR AS LUZES.
DESLIGUE APARELHOS ELETRÔNICOS - NÃO DEIXE A TELEVISÃO, RÁDIO OU COMPUTADOR LIGADO CASO NÃO ESTEJA SENDO UTILIZADO.
AR CONDICIONADO - UTILIZE COM MODERAÇÃO!
LAVANDO ROUPA SUJA - DEDIQUE DIAS DA SEMANA PARA LAVAR A ROUPA. ASSIM VOCÊ UTILIZA A MÁQUINA DE LAVAR EM SUA CAPACIDADE MÁXIMA, ECONOMIZANDO ENERGIA E ÁGUA AO MESMO TEMPO.
PASSANDO ROUPA - TAMBÉM DEDIQUE DIAS DA SEMANA PARA PASSAR ROUPA. EVITANDO ASSIM, O LIGA E DESLIGA.
LIXO
COLETA SELETIVA - TENHA UMA ATITUDE BACANA. PROGRAME A COLETA SELETIVA NA SUA CASA. É MUITO FÁCIL, BASTA SEPARAR OS LIXOS EM: MATERIAL ORGÂNICO, PAPEL, METAL, VIDRO E PLÁSTICO.
DESTA FORMA, VOCÊ ESTARÁ FAZENDO UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO À MÃE NATUREZA, JÁ QUE ESTE MATERIAL SERÁ RECICLADO, OU SEJA, SERÁ REAPROVEITADO PARA A FABRICAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS. 
TRANSPORTES
AS EMISSÕES DE GASES EMITIDOS PELOS TRANSPORTES É MUITO NOCIVA PARA A NOSSA ATMOSFERA. MAS PODEMOS TOMAR ALGUMAS ATITUDES PARA CONTRIBUIR NA DIMINUIÇÃO DA EMISSÃO DE GASES.
TODO DIA É DIA DE PENSAR NO MEIO AMBIENTE, MAS EM FUNÇÃO DE NÓS, SERES HUMANOS AINDA AGIRMOS DE FORMA INADEQUADA, É NECESSÁRIO QUE HAJA UMA SEMANA ESPECÍFICA SÓ PARA TRATAR DO ASSUNTO E MAIS UMA VEZ CHAMAR A ATENÇÃO PARA AS QUESTÕES AMBIENTAIS. 

PENSE NISSO...
SE CADA BRASILEIRO PLANTAR UMA ÁRVORE, SERÃO 190 MILHÕES DE ÁRVORES A MAIS POR ANO NO PAÍS. SE O MUNDO TODO PLANTAR, SERÃO 6,5 BILHÕES. UMA ÁRVORE EM CRESCIMENTO ABSORVE MAIS DIÓXIDO DE CARBONO DA ATMOSFERA DO QUE EMITE, REDUZINDO OS GASES RESPONSÁVEIS PELO AQUECIMENTO GLOBAL.
A  ÁGUA É UM RECURSO NATURAL QUE DEVE SER PRESERVADO, E A DESIGUALDADE EM REAÇÃO À DISPONIBILIDADE É VISÍVEL EM MUITOS PONTOS DO PLANETA, ASSIM, O ESPECIAL SOBRE ÁGUA MOSTRA A IMPORTÂNCIA E COMO UTILIZÁ-LA DE FORMA ADEQUADA.
A PREOCUPAÇÃO COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS AUMENTOU MUITO DEPOIS DOS CIENTISTAS ALERTAREM SOBRE OS PERIGOS DO AQUECIMENTO GLOBAL E ESSE ESPECIAL TEM COMO OBJETIVO ESCLARECER SOBRE O ASSUNTO. COMO O AQUECIMENTO GLOBAL INFLUENCIA DIRETAMENTE SOBRE O CLIMA, CONTRIBUINDO PARA OCORRÊNCIA DE CATÁSTROFES, COMO OS TSUNAMIS, É IMPORTANTE CONHECER SOBRE O CLIMA E O TEMPO.
QUANDO SE FALA SOBRE O MEIO AMBIENTE, NÃO PODEMOS ESQUECER DOS SERES VIVOS MAIS FRÁGEIS, QUE AINDA ESTÃO SUJEITOS À FALTA DE CONSCIÊNCIA DO HOMEM E PRECISAM SER PROTEGIDOS.
UMA DAS ATITUDES MAIS SIMPLES QUE PODEMOS TER É ENCAMINHAR O LIXO DA MELHOR FORMA PENSANDO NO MEIO AMBIENTE.HÁ COISAS QUE PODEM SER APROVEITADAS POR MAIS TEMPO ANTES DE IR PARAR NO LIXO POR MEIO DA RECICLAGEM.

VEJA ALGUMAS SOLUÇÕES DE LIMPEZA CASEIRAS, MAS ECOLOGICAMENTE CORRETAS:

LIMPA TUDO: SOLUÇÃO DE 4 COLHERES DE SOPA DE BICARBONATO DE SÓDIO EM UM LITRO DE ÁGUA MORNA. ADICIONE UMA COLHER DE SOPA DE VINAGRE BRANCO, OU SUCO DE LIMÃO, PARA DISSOLVER A GORDURA;
DESENTUPIR PIA: JOGUE NO RALO UM PUNHADO DE BICARBONATO DE SÓDIO, ALGUMAS COLHERES DE VINAGRE BRANCO E ÁGUA FERVENTE;
LIMPAR VIDRO: PASSE UMA SOLUÇÃO COM ÁGUA E VINAGRE, E DEPOIS USE JORNAL PARA DAR BRILHO;

CARTILHA DE ATITUDES POSITIVAS
DURANTE TODO O DIA PODEMOS CRIAR O HÁBITO DE REALIZAR ATITUDES SIMPLES, MAS QUE FAZEM A DIFERENÇA, PORTANTO...
- UTILIZE O APARELHO DE AR CONDICIONADO DE FORMA ADEQUADA, MUITAS VEZES, APENAS UMA JANELA ABERTA RESOLVE O INCÔMODO DO CALOR, MAS QUANDO REALMENTE FOR PRECISO USAR, AUMENTE EM 2 GRAUS, POIS COM ESSA ATITUDE, VOCÊ EVITA QUE 900 KG DE DIÓXIDO DE CARBONO POR ANO SUBAM PARA A ATMOSFERA; SE NÃO FOR SUFICIENTE, TENTE UM BOM VENTILADOR, QUE CONSOME MENOS ENERGIA DO QUE O AR-CONDICIONADO;
- COMPRE APENAS ELETRODOMÉSTICOS QUE TENHAM AVALIAÇÃO “A” NO SELO PROCEL. ELES AJUDAM A DIMINUIR SUA CONTA DE LUZ E PERMITEM O USO MAIS EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA. VEJA A LISTA COMPLETA DOS ELETRODOMÉSTICOS QUE TÊM O SELO PROCEL, NO SITE HTTP://WWW.ELETROBRAS.COM/ELB/PROCEL/MAIN.ASP;
- MAIS DA METADE DO LIXO DA SUA CASA PODE SER RECICLADO. SEPARE OS MATERIAIS RECICLÁVEIS DO LIXO ORGÂNICO E DO QUE NÃO PODE SER RECICLADO. CONSULTE A PREFEITURA PARA SABER MAIS SOBRE OS HORÁRIOS E CONDIÇÕES DA COLETA SELETIVA NA SUA CIDADE;
- MANTENHA A TAMPA DA PANELA FECHADA. COM ESSA ATITUDE, VOCÊ CONCENTRA MAIS CALOR E ECONOMIZA GÁS DE COZINHA;
- OS DOCUMENTOS IMPRESSOS PODEM VIRAR PAPEL DE RASCUNHO, POR ISSO APROVEITE SEMPRE OS DOIS LADOS DAS FOLHAS E POUPE O CORTE DE MUITAS ÁRVORES;
- QUANDO ESTIVER USANDO O COMPUTADOR E PRECISAR SAIR, DESLIGUE O MONITOR DO COMPUTADOR. AS PROTEÇÕES DE TELA TAMBÉM GASTAM ENERGIA QUE PODE SER ECONOMIZADA APENAS AO APERTAR UM BOTÃO;
- NÃO COLOQUE A GELADEIRA PERTO DO FOGÃO OU DE UMA JANELA QUE RECEBA MUITO SOL; ELA TERÁ DE TRABALHAR MAIS PARA SE MANTER FRIA;
- FECHE SEMPRE BEM A PORTA DA GELADEIRA. ABERTA, HÁ UM MAIOR CONSUMO DE ENERGIA PARA MANTER A TEMPERATURA. NÃO DEIXE A PORTA ABERTA ENQUANTO PENSA NO QUE VAI TIRAR DELA, NEM A ABRA E FECHE REPETIDAS VEZES;
- EVITE MANTER A TEMPERATURA INTERNA DO REFRIGERADOR INFERIOR A 5 OU 6 GRAUS. ISSO AUMENTA O CONSUMO ENERGÉTICO EM CERCA DE 7%;
- RACIONALIZE O USO DE PILHAS, PROCURE USAR PILHAR RECARREGÁVEIS. QUANDO ACABAR SEU PRAZO, DEPOSITE-AS EM CAIXAS COLETORAS ESPECÍFICAS. AS PILHAS CONTAMINAM A ÁGUA E O SOLO, COM MERCÚRIO E CÁDMIO, E A ATMOSFERA COM VAPORES TÓXICOS;
- A FABRICAÇÃO DE MAIS PAPEL FAZ COM QUE SEJAM DERRUBADAS MAIS ÁRVORES, AUMENTANDO O AQUECIMENTO GLOBAL E DIMINUINDO A QUALIDADE DO AR E DA ÁGUA. O CLORO UTILIZADO PARA O BRANQUEAMENTO É ALTAMENTE CONTAMINANTE. OPTE SEMPRE PELO PAPEL RECICLADO, IMPRIMA SÓ O NECESSÁRIO NO MODO ECONÔMICO E UTILIZE OS DOIS LADOS DA FOLHA;
- SEJA UM AGENTE VOLUNTÁRIO DO “APAGÃO”. SAIA POR AÍ APAGANDO TODAS AS LUZES DESNECESSÁRIAS NA SUA CASA, TRABALHO, BANHEIROS PÚBLICOS, SHOPPINGS, RESTAURANTES E AFINS. A CONTA EM REAL NEM SEMPRE É VOCÊ QUEM PAGA, MAS O ÔNUS AMBIENTAL REFLETE EMTODO O PLANETA;
- USE MENOS O CARRO! ANDE DE BICICLETA, CAMINHE E UTILIZE MAIS TRANSPORTES PÚBLICOS. CADA QUILÔMETRO QUE DEIXAR DE PERCORRER DE CARRO, VOCÊ EVITA A EMISSÃO DE CERCA DE 300 GRAMAS DE DIÓXIDO DE CARBONO;
- QUANDO FOR COMPRAR UM CARRO, OPTE POR MOTORES FLEX, COM COMBUSTÍVEIS MENOS POLUENTES, COMO ÁLCOOL OU GÁS NATURAL;
- AO SE DIRIGIR AO TRABALHO, EVENTOS, SEMINÁRIOS, AULAS OU VIAGENS, PROCURE SABER QUEM VAI DE CARRO E COMO VOCÊ PODE CRIAR UMA REDE DE CARONA SOLIDÁRIA;
- TENHA SEMPRE UM SACO DE LIXO NO CARRO E NUNCA JOGUE LIXO NA RUA OU PELA JANELA. ALÉM DE FALTA DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA, ESSA ATITUDE CONTRIBUI PARA O DESEQUILÍBRIO DE UMA CIDADE COM O ENTUPIMENTO DOS BUEIROS E AUMENTO DE DOENÇAS CAUSADAS PELO LIXO ACUMULADO;
- PROCURE LOJAS, FEIRAS E REDES QUE COMERCIALIZEM PRODUTOS COM CERTIFICADOS, COMO COMÉRCIO JUSTO, PRODUTO AGROECOLÓGICO, BIODINÂMICO, ENTRE OUTRAS INICIATIVAS QUE BENEFICIAM O MEIO AMBIENTE E RESPEITAM A RELAÇÃO COM O TRABALHADOR;
- DÊ PREFERÊNCIA ÀS PEQUENAS QUITANDAS, MERCADINHOS E ARMAZÉNS DO SEU BAIRRO. OS GRANDES HIPERMERCADOS PADRONIZARAM O CONSUMO E DESCARACTERIZARAM O COMÉRCIO LOCAL TRADICIONAL;
- VOCÊ SABIA QUE PARA PRODUZIR UM QUILO DE CARNE BOVINA EXIGE-SE AO LONGO DE TODO O CICLO DE VIDA, MORTE E TRANSPORTE DO BOI, CERCA DE 15 MIL LITROS DE ÁGUA? SE UMA PESSOA CONSOME 200 GRAMAS DE CARNE BOVINA POR DIA, ESTARÁ CONSUMINDO 3 MIL LITROS DE ÁGUA!
- COMPRE OVOS DE GALINHA CAIPIRA. GALINHAS E OVOS DE GRANJA SÃO CONTAMINADOS COM ANTIBIÓTICOS E HORMÔNIOS QUE ESSES ANIMAIS RECEBEM NAS INDÚSTRIAS DO FRANGO QUÍMICO;
- TROQUE O REFRIGERANTE PELO SUCO NATURAL DA FRUTA. PRESTIGIE NOSSAS FRUTAS TROPICAIS FRESCAS E EVITE AS POLPAS CONGELADAS. A FRUTA FRESCA CONCENTRA MUITO MAIS VIDA, MINERAIS E VITAMINAS;
- NÃO “VARRA” NADA COM ÁGUA, E SIM COM UMA VASSOURA;
- QUANDO REGAR OS VASOS, COLOQUE UM PRATO EMBAIXO PARA APANHAR A ÁGUA EM EXCESSO E UTILIZE ESSA ÁGUA PARA MOLHAR OUTRAS PLANTAS. ATENÇÃO PARA NÃO ACUMULAR LARVAS DE MOSQUITOS;
- JOGAR ÓLEO NO RALO OU NA PRIVADA (OU NA RUA, ONDE ACABARÁ CHEGANDO AO ESGOTO) É O MESMO QUE DESPEJÁ-LO DIRETAMENTE NUM RIO OU LAGO. APENAS MEIO LITRO DE ÓLEO É SUFICIENTE PARA GERAR UMA MANCHA VENENOSA DE MILHARES DE METROS QUADRADOS;
- QUANDO TROCAR A ÁGUA DE SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, USE A ANTIGA PARA MOLHAR AS PLANTAS;
- CRIE O SAUDÁVEL HÁBITO DE SUBSTITUIR O ELEVADOR PELAS ESCADAS. ALÉM DE ECONOMIZAR ENERGIA, VOCÊ FARÁ UM BEM PARA A SUA SAÚDE;
- TROQUE A PALHA DE AÇO E A ESPONJA PELA BUCHA NATURAL PARA LAVAR PRATOS E TALHERES;
- QUANDO FOR DAR UM PRESENTE, USE A CRIATIVIDADE E PROCURE SURPREENDER COM PRESENTES EDUCATIVOS, ECOLÓGICOS E ARTESANAIS;
- RECICLE AS ENERGIAS! NÃO USA MAIS, ENTÃO DÊ PARA QUEM PRECISA. UTILIZE A TROCA SOLIDÁRIA E A DOAÇÃO, COMO FERRAMENTAS CONSTANTES EM SUA VIDA. MUITAS ROUPAS, CDS, DVDS, LIVROS, ENFEITES E OBJETOS PARADOS SÃO DE GRANDE VALIA PARA OUTRAS PESSOAS E, NO ENTANTO, ACABAM CRIANDO TRAÇAS NOS ARMÁRIOS E CAIXAS ACUMULADAS EM CASA;
- COMECE O DIA COM PENSAMENTOS POSITIVOS REPLETO DE GESTOS SOLIDÁRIOS,HUMANIZADOS E ECOLÓGICOS;
- ANTES DE COMPRAR QUALQUER COISA, PENSE MUITAS VEZES SE AQUILO É REALMENTE NECESSÁRIO OU SE PODE CONSEGUIR EMPRESTADO COM ALGUÉM;
- TROQUE GRADATIVAMENTE OS MINUTOS QUE VOCÊ PASSA NA FRENTE DA TV POR HORAS ABRAÇADO COM UM BOM LIVRO. MUITAS OPORTUNIDADES, FRUTOS DESSE CONHECIMENTO, VÃO SE ABRIR NA SUA VIDA;

BRINQUEDOS RECICLADOS

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR O QUANTO DE LIXO PRODUZIMOS DIARIAMENTE? SEGUNDO DADOS DO IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, SÓ NO BRASIL SÃO 228.413 TONELADAS POR DIA!
MAS O MAIS INTERESSANTE É QUE MUITAS DESSAS COISAS QUE SÃO JOGADAS FORA PODERIAM SER MUITO BEM APROVEITADAS, INCLUSIVE PARA FAZER... ADIVINHA O QUE?!?!  BRINQUEDOS!!!!
É VERDADE, FAZER BRINQUEDOS COM MATERIAIS QUE PODEM SER REUTILIZADOS É DIVERTIDO, ESTIMULA A CRIATIVIDADE, ALÉM DE SER ECOLOGICAMENTE CORRETO, POIS ESTAMOS EVITANDO A POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

MEIO AMBIENTE E RECICLAGEM

RECICLAR É UM TERMO MUITO USADO ENTRE AS PESSOAS QUE SE PREOCUPAM COM O MEIO AMBIENTE. NA VERDADE, QUANDO SE TRATA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL FALA-SE MUITO DOS TRÊS R’S – REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR, PARA POLUIR MENOS E POUPAR O MEIO AMBIENTE. O PRIMEIRO “R” SIGNIFICA REDUZIR, OU SEJA, ECONOMIZAR DE TODAS AS MANEIRAS POSSÍVEIS, COMO POR EXEMPLO, COMPRAR OBJETOS COM MATERIAIS QUE POSSAM SER RECICLADOS E QUE DUREM MAIS TEMPO, COMPRAR O ESSENCIAL PARA SUPRIR SUAS NECESSIDADES, ETC. O SEGUNDO “R”SIGNIFICA REUTILIZAR, O QUE QUER DIZER QUE MUITAS COISAS PODEM SER APROVEITADAS VÁRIAS VEZES, COMO POR EXEMPLO, VIDROS QUE CONTÉM ALIMENTOS, PLÁSTICOS UTILIZADOS PARA CONGELAR, ENTRE OUTROS. FINALMENTE O TERCEIRO “R”SIGNIFICA RECICLAR, QUE É O MESMO QUE TRANSFORMAR UM MATERIAL PARA SER UTILIZADO COM OUTRA FINALIDADE, DIFERENTE DA ORIGINAL.

RECICLAGEM, BRINQUEDOS E APRENDIZADO

TODO MUNDO SABE QUE É MUUUIIIITO LEGAL JOGAR VIDEOGAME, JOGAR JOGOS NO COMPUTADOR OU ASSISTIR TELEVISÃO, NÃO É MESMO? MAS, QUALQUER UM DELES JÁ LHE OFERECE A BRINCADEIRA PRONTA. VOCÊ NÃO PRECISA FAZER MAIS NADA ALÉM DE SABER APERTAR BOTÕES OU USAR O CONTROLE REMOTO. ISSO SIGNIFICA QUE VOCÊ PRATICAMENTE NÃO USA A CRIATIVIDADE E NÃO APRENDE COISAS DIFERENTES, E ISSO NÃO É MUITO BOM, NÃO É VERDADE?
ENTÃO PENSE EM DIVIDIR SEU TEMPO DE LAZER PARA FAZER TAMBÉM OUTRAS COISAS DIVERTIDAS, COMO POR EXEMPLO, CRIAR BRINQUEDOS COM MATERIAL RECICLÁVEL, INVENTAR BRINCADEIRAS E DESENVOLVER SUA CRIATIVIDADE. FAZENDO ISSO VOCÊ ESTARÁ APRENDENDO MUITAS COISAS MESMO QUE NÃO PERCEBA.
COISAS QUE VOCÊ NEM IMAGINA PODEM VIRAR BRINQUEDOS! CAIXAS DE SAPATO PODEM VIRAR CARRINHO... GARRAFAS DE 500 ML DE REFRIGERANTES PODEM VIRAR UM BELO JOGO DE BOLICHE, LATAS DE MOLHO DE TOMATE PODE VIRAR UM TELEFONE... NOSSA! QUANTA COISA!

CLIQUE NOS LINK ABAIXO E VEJA  UMA ANIMAÇÃO SOBRE RECICLAGEM:

CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA COMO FAZER UMA BELA BORBOLETA DE GARRAFA PET:

**************************

 MÃOS A OBRA: 


Brinquedos Reciclados Vai e Vem Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids
FONTE: SMARTKIDS

******************

VEJA QUANTOS  BRINQUEDOS  PODEMOS FAZER RECICLANDO: 


     brinquedos garrafa pet  

     


 
 

Dulla

  

    



carrinhos reciclados Como fazer brinquedos reciclados passo a passo 

 


 
 

[PICT0026.JPG]


[OFICINA+DIA+DAS+CRIANÇAS+013.jpg]


  





quarta-feira, 18 de abril de 2012

BRASIL

Descobrimento do Brasil
Terra à vista!
A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras.
Em 22 de abril de 1500 chegavam ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral.
À primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal.
Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz.

Descobrimento do Brasil

Quem descobriu o Brasil?
Foi Pedro Álvares Cabral no dia 22 de abril de 1500!
A expedição organizada pelos portugueses a pedido do Rei Dom Manuel tinha como objetivo repetir o feito de Vasco da Gama e chegar às Índias. Estavam em busca de metais preciosos, como o ouro e a prata, e especiarias!
Não se sabe ao certo por que Cabral desviou tanto a oeste da sua rota original, sabemos apenas que não fosse isto os portugueses não teriam descoberto as terras no depois chamado novo mundo.
No dia 22 ouvi-se um grito "terra vista"! Avistaram um monte, que recebeu o nome de Monte Pascoal. O nome dado a terra descoberta foi Terra de Santa Cruz, atualmente cidade de Porte Seguro na Bahia. O nome definitivo, Brasil, só veio alguns anos depois, devido a quantidade de pau-brasil encontrado no litoral!
A carta escrita por Pero Vaz Caminha e enviada para o rei em Portugal descreve com detalhes a viagem, a terra descoberta e os nativos. Este é um importante documento histórico para o Brasil e para o mundo!
O primeiro contato com a população local foi feito no dia 23 de abril. Os índios Tupiniquins, de origem tupi-guarani, habitavam o litoral do sul da Bahia. Apesar do choque entre as diferentes culturas, trocaram objetos e cortesias pacificamente.
Frei Dom Henrique celebrou a primeira missa no dia 26 de abril. E acreditem, era domingo de páscoa! Compareceram não só os comandantes e suas tripulações, mas também muitos nativos curiosos atraídos pelo ritual.
Dias depois Cabral seguiu viagem até alcançar Calicute, mas deixaram por lá 2 degradados - condenados por crimes em Portugal - que meses depois foram resgatados e deram contribuições importantes aos portugueses.

Era dos descobrimentos marítimos
Portugal foi, sem dúvida, uma nação que enfrentou diversos desafios para conquistar outras terras e ser o pioneiro das navegações. O primeiro desafio foi vencer o temor que se criara no imaginário das pessoas da época, a respeito de criaturas marinhas gigantes que devoravam os navios. Quem viu uma dessas criaturas? Ninguém sabia dizer, mas como todo mito, principalmente na época ocupava um grande espaço na cabeça das pessoas. Mesmo assim, pioneiros portugueses decidiram explorar o mar nunca antes navegado com o objetivo principal de expandir o território e explorar riquezas em outras terras.
As naus e as caravelas portuguesas representavam o que havia de mais avançado na arte de navegar. Suas caravelas levam a bordo instrumentos, cartas de navegação e conhecimentos desenvolvidos pelos mais importantes sábios da época, incluindo matemáticos, astrônomos, cartógrafos, geógrafos, especialistas na construção de navios e uso de artilharia, vindos de diversos países.
As caravelas eram navios velozes e pequenos. Uma típica caravela portuguesa tinha de 20 a 30 metros de comprimento, de 6 a 8 de largura, 50 toneladas de capacidade e era tripulada por quarenta ou cinquenta homens. Com elas era possível navegar pela costa, entrar em rios e estuários, manobrar em águas baixas, contornar arrecifes e bancos de areia. Já as naus eram barcos maiores e mais lentos.
Na viagem de ida, transportam produtos para a troca, provisões, guarnições militares, armas e canhões. Na volta, trazem mercadorias importantes para a época, como especiarias, por exemplo.
Instrumentos náuticos
Viajar para o desconhecido não é tarefa fácil, mas os portugueses tinham na época o que havia de mais avançado em termos de equipamentos: abússola, também chamada de "agulha de marear", era fundamental para a navegação. Nessa época, consistia apenas numa agulha magnetizada que flutuava sobre a água, tendo uma das suas pontas viradas para Norte. Essa indicação do Norte permitia que os navegadores se orientassem em alto mar e não se perdessem em lugares longínquos.
Para descobrir a distância que ia do ponto de partida até ao lugar onde a embarcação se encontrava usava-se dois tipos de instrumento: o quadrante, cujo cálculo se baseava na altura da Estrela Polar e o astrolábio que tinha como base a altura do sol ao meio-dia. Como não existiam relógios, mediam o tempo com ampulhetas, mas com resultados imprecisos. O astrolábio tinha vantagens em relação ao quadrante, não só porque era mais fácil trabalhar à luz do dia, como pelo fato de a Estrela Polar não ser visível no hemisfério sul.
Outro instrumento importante era a balestilha, usado pelos navegadores para medir a altura dos astros. Era constituída por uma régua de madeira, chamada virote.

Homens corajosos
Vasco da Gama é um dos principais protagonistas da historia. Deixou Lisboa em 8 de julho de 1497, dobrou o Cabo da Boa Esperança em 18 de novembro, mas só atingiu a Índia em maio do ano seguinte. A viagem de volta teve início em 5 de outubro. Dos 155 homens que partiram,  só 55 chegaram em Lisboa. Por seu feito, foi recebido com honras pelo rei e recebeu o título de "Almirante dos Mares da Arábia, Pérsia, Índia e de todo o Oriente".
Pedro Álvares Cabral foi o navegador português que no dia 22 de abril de 1500, capitão-mor de uma frota de 13 embarcações, descobriu o Brasil. Descendente de família nobre, estudou em Lisboa onde aprendeu literatura, história, cosmografia, artes militares e técnicas náuticas. Em 1499 foi nomeado pelo rei D. Manuel o capitão-mor da armada que seguiria para às Índias, seguindo a rota recém inaugurada por Vasco da Gama, contornando a África, com a missão diplomática e comercial. Para evitar as calmarias a rota foi desviada e a expedição tomou o rumo sudoeste, para bem longe da costa africana, por isso chegou até as terras mais longínquas para descobrir o Brasil.
Curiosidades
Cabral teve uma excelente recompensa pelo seu trabalho: recebeu 10 mil cruzados pela viagem. Cada cruzado valia 3,5 gramas de ouro. Ele poderia ainda comprar 30 toneladas de pimenta, com seus próprios recursos, e transportá-las gratuitamente no navio.
(fonte: Guia dos Curiosos)

CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA UMA ANIMAÇÃO SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL:



PARA COLORIR

Datas Comemorativas Descobrimento do Brasil Desenho para Colorir e Pintar - Smartkids
Descobrimento do Brasil Pedro Álvares Cabral  Desenho para Colorir e Pintar - Smartkids
TIRADENTES

Tiradentes


Um grito de liberdade!
Em 21 de abril comemoramos o dia do primeiro sonho de um Brasil livre da colonização portuguesa, exato dia esse em que Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, no ano de 1792, morreu enforcado.
A Inconfidência foi o início da mudança que pretendia a liberdade do Brasil do domínio colonial português. De lá para cá realmente muita coisa mudou, além de Portugal não ser mais nosso inimigo.
Frase de Tiradentes: "Esta terra há de ser um dia maior que a Nova Inglaterra!"
Tiradentes


Quem foi Tiradentes?
O seu nome era Joaquim José da Silva Xavier, nasceu em 1746 na Vila de São José Del Rei (hoje Tiradentes), Minas Gerais. Seu pai era um pequeno fazendeiro. Ficou conhecido como Tiradentes por ser dentista, profissão que aprendeu com o tio após ficar órfão. Tiradentes não foi apenas dentista, mas também minerador entre outros ofícios. Como muitos, Tiradentes não aceitava os altos impostos cobrados na época por Portugal, essa revolta foi aumentando até que surgiu um movimento revolucionário chamado de Inconfidência Mineira que tinha como objetivo acabar com os impostos abusivos e também conseguir a independência brasileira. Este movimento foi denunciado antes de ser concretizado. Foi iniciado um processo contra todos os revolucionários, mas apenas Tiradentes, o único condenado a morte foi enforcado em praça pública em abril de 1792.

Tiradentes Cruzadinha Tiradentes Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids

O ÍNDIO

DIA DO ÍNDIO

 
Todo dia é dia de índio?
Sim, pois não adianta somente lembrar dos índios apenas um dia. Eles fazem parte de nossa história e têm muito a nos ensinar. Mas, justamente por serem importantes, foi reservada uma data no calendário anual para comemorar o Dia do Índio, que é 19 de abril.
Quer saber porque esse dia? Bem, é que nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.

COMO VIVEM

Como Vivem
Como vivem os índios?
Quando observamos uma aldeia indígena na televisão ou em revistas podemos perceber que o modo de vida dos índios é bem diferente do nosso, não é mesmo? Pois realmente é, mas com aspectos interessantes que valem a pena conhecer!
Os índios vivem de forma muito organizada e harmônica. Cada tribo tem um cacique, que é o chefe e um pajé, que é uma espécie de médico para eles. Os pajés conhecem tudo sobre males do corpo e do espírito e também quais as plantas e ervas que podem ser utilizadas em cada caso.
A aldeia onde vivem é chamada de taba e nela existem dois tipos de casas: as simples, onde vivem apenas uma família e são chamadas de ocas e as casas coletivas, que são chamadas de malocas.
As casas são construídas com uma mistura de barro e sua estrutura é sustentada por pedaços de madeira. Para fazer os telhados, os índios utilizam palha trançada ou grandes folhas de árvores.
Esta forma de construção é barata e segura para algumas regiões sem muitas variações climáticas, por isso é utilizada em alguns locais do Brasil, principalmente no Nordeste e na Amazônia. São as casas de pau-a-pique.

ONDE VIVEM

Dia do Índio

Onde estão os índios brasileiros?

Vivem em áreas espalhadas por todos os Estados, mas a maior parte das terras e da população indígena está mesmo é na Amazônia.

Como é a língua indígena?

Você acha que os índios falam outra língua? Não é bem assim!!! Os povos que habitavam o litoral do Brasil usavam principalmente a língua Tupi e muitas palavras da língua portuguesa tem origem no tupi-guarani. Quer conhcer algumas?

Veja só: arara, capim, catapora, cipó, cuia, cumbuca, cupim, jabuti, jacaré, jibóia, jururu, mandioca, mingau, minhoca, paçoca, peteca, pindaíba, pipoca, preá, sarará, tamanduá, tapera, taquara, toca, traíra, xará... Muitas, não? E pode ter certeza que há muito mais!


SUAS ARMAS

Suas Armas
Armas
Os índios sempre foram valentes! Eles utilizam vários tipos de armas, confeccionadas pelos homens da tribo e que não tem apenas a finalidade de guerrear, mas também são utilizadas para a caça. As armas indígenas são bem diferentes das que conhecemos, pois não utilizam metais e sim materiais disponíveis na natureza, como madeira, ossos e principalmente pedras. Vamos conhecer algumas armas indígenas?
ARCO E FLECHA
 É a principal arma dos indíos. Devido à sua cultura, as atividade de caça são constantes entre os homens que, desde a infância, treinam com os arcos e adquirem grande habilidade em seu manejo. Os arcos são de madeira e o alcance da flecha pode atingir 30 metros.
BORDUNA
 Esta é uma arma importante para a guerra e só é usada nessas ocasiões, sendo muito diferente do arco e flecha que tem utilização diária. A borduna é uma arma muito simples: um pau pesado em uma extremidade, que causava danos pelo impacto direto.
LANÇA 
A lança é uma arma menos utilizada e tem também a função específica na caça e pesca. Existem lanças de uso a pé ou a cavalo.
UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS

Utensílios Domésticos
Utensílios domésticos
Existem algumas coisas que utilizamos em nosso cotidiano que nem damos mais muita importância, não é mesmo? Um colar, um pente ou mesmo uma vasilha para colocar o arroz. Quem se lembra desses utensílios com frequência e guarda como se fossem os únicos?
Pois os índios confeccionam todos esses objetos e dão muito valor a eles. Os índios acreditam que não são eles que produzem esses utensílios, mas uma força superior, que "comanda" as mãos deles durante a confecção. Assim eles dão muito valor a tudo que fazem, principalmente o que é usado nos rituais.

Veja quantos utensílios diferentes os índios produzem:

Cerâmicas feitas pelas mulheres, que usam barro adequado, muitas vezes misturam argila, grânulos diversos ou cacos velhos bem triturados. São utilizados para buscar, guardar e servir água, para preparar e servir bebidas fermentadas de milho e mandioca, para armazenar produtos e cozinhar os alimentos.
Ferramentas como machados, feitos em pedras que servem para a derrubada do mato.
Adornos, enfeites feitos com dentes, penas e unhas de animais ou com rodelas de casca de caramujos.
FONTE: SMARTKIDS.


VÍDEO - RESPEITAR O ÍNDIO

INDIOZINHOS

terça-feira, 17 de abril de 2012

LER É UMA AVENTURA INCRÍVEL!!!

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
Dia 18 de Abril é o Dia Nacional do Livro Infantil, pois é a data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato! Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. E não parou por aí, misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.
Ler um livro de Monteiro Lobato ou qualquer outro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! Pois é, o livro é mágico por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar.
Se você ainda não mergulhou nas aventuras mágicas dos livros, indicamos alguns escritores brasileiros para você começar: Ziraldo, Monteiro Lobato, Ruth Rocha e muitos outros escritores.
Dia Nacional do Livro
 Dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, e realmente é um dia a se comemorar, pois o livro traz informação, conhecimento, divertimento e fantasia, muitas vezes transformando positivamente a vida das pessoas. O dia foi escolhido porque em 29 de outubro de 1810 ocorreu a fundação da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro e com certeza foi um marco para a literatura no Brasil, que passou a contar com obras importantes para consulta. 
Um mundo de sonhos, informação e conhecimento!
 Quando abrimos um livro sempre há surpresas e emoções. Você já reparou que quando começamos a ler nossa imaginação vai longe? Entramos em castelos, vivemos grandes aventuras e levamos grandes sustos também!
Na escola, os livros algumas vezes podem não ser tão divertidos, mas trazem muita informação e novos conhecimentos. Além do mais, isso vai depender da forma com lemos esses livros, pois não é difícil criarmos histórias lendo conteúdos escolares. Você já experimentou? Vale a pena, pois fica muito mais fácil para compreender o conteúdo!
O livro no Brasil tem história...
 Tudo começa com a chegada a família real ao Brasil, em 1808... D. João VI ordena a instalação da Imprensa Régia e com ela foi publicado o primeiro jornal brasileiro, a Gazeta do Rio de Janeiro e também o primeiro livro, Marília de Dirceu, romance de Tomás Antonio Gonzaga. Nesta época a diferença entre a população pobre e a elite era evidente: 84% da população não sabia ler e a minoria pertencente a elite era culta e com acesso à educação.
A influência francesa era grande e dois irmãos, Laemmert e Garnier, destacaram-se pela ampliação do campo editorial. Fundaram uma livraria, a Livraria Universal e uma tipografia, também chamada de Tipografia Universal. Publicaram almanaques, clássicos da literatura, dicionários, coleções, obras técnicas e acadêmicas, tornando-se responsáveis pelas primeiras publicações de qualidade no Brasil.
Aos poucos os autores brasileiros foram ganhado espaço e sendo mais valorizados. Registrando o maior sucesso editorial do início do século XX, Graça Aranha escritor natural do Maranhão, escreveu Canaã. Em seguida vieram Euclides da Cunha, Machado de Assis e tantos outros que fizeram história na literatura brasileira.
Mas e a literatura infantil?
 Inicialmente as histórias infantis não eram escritas, mas somente contadas e eram criadas pelas próprias mães que tinham necessidade de se comunicar com seus filhos e contar a respeito das coisas que os rodeavam.
O início da literatura infantil ocorreu entre os anos de 1628 e 1703, com os títulos: , "O Barba Azul" (Perrault)”, "A Gata Borralheira"(Irmãos Grimm), “O Patinho Feio” (Andersen) entre outros.
No Brasil a literatura infantil começou a se desenvolver as obras “Contos seletos das mil e uma noites” (Carlos Jansen) e “Contos da Carochinha” (Figueiredo Pimentel).
Mas foi Monteiro Lobato quem marcou mesmo a literatura infantil brasileira. Quem não conhece o “Sítio do Pica-pau Amarelo”, a boneca de pano Emília e o Visconde de Sabugosa, nobre personagem das histórias de Lobato que saiu de um sabugo de milho. Esses com certeza já entraram para a história!
Outros escritores que marcam presença em nosso país é Ziraldo e Ana Maria Machado. Veja suas obras:
Ziraldo: “O Menino Maluquinho”, “A bonequinha de pano”, “Este mundo é uma bola”, “Uma professora muito maluquinha”.
Ana Maria Machado: “A Grande Aventura de Maria Fumaça”, “A Velhinha Maluquete”, “O Natal de Manuel”.
 E agora os livros eletrônicos!
 Os livros eletrônicos, ou e-books, representam uma tecnologia que tende a crescer cada vez mais. Disponíveis para download, geralmente são gratuitos ou muito baratos. Há portais independentes ou subsidiados, como o Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp ) do Ministério da Educação, que já nos primeiros três meses de lançamento contava com 6,2 milhões de acessos.
 Cuide bem de seus livros!

 Algumas dicas para você cuidar de seus livros:
·            Não manuseie com as mãos sujas;
·         Não rabisque a capa ou as folhas;
·         Não rasque, nem arranque folhas;
·         Não apóie o cotovelo no livro;
·     Não coloque entre as páginas objetos mais espessos que o papel;
·         Não dobre o canto das folhas;
·         Não use saliva para virar as folhas;
·         Não coma, nem beba próximo aos livros.
 Fonte: SMARTKIDS

Curiosidade: Dedicação aos livros
Monteiro Lobato começou a escrever aos 14 anos, quando publicou sua primeira crônica para o jornal "O Guarani". Em 1919 criou sua primeira editora, a Monteiro Lobato & Cia. Sabendo da importância dos livros e da leitura, distribuiu lotes de livros, junto com uma carta, para as poucas livrarias que existiam no país, oferecendo o produto consignado e uma porcentagem nas vendas. Foi então que nasceu sua célebre frase "Um país se faz com homens e livros".
(fonte: Guia dos Curiosos)

LEITURA- XUXA



SÍTIO DO PICA PAU AMARELO