PROJETO - NOSSAS RECEITAS...

ATIVIDADES REFERENTES AO PROJETO
NOSSAS RECEITAS: UM JEITO GOSTOSO DE APRENDER!


O projeto Nossas Receitas: Um Jeito Gostoso de Aprender, foi idealizado pelas  professoras Juliana Seabra Laudares  e  Mara Rolin, foi desenvolvido nas turmas,  2°Ano A e  2°Ano B, do Ensino Fundamental, na E.E.E.F.M Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira , no decorrer do ano letivo de 2011.
Sabendo que durante o processo de alfabetização é importante que as atividades sejam significativas e contextualizadas permitindo à criança criar e testar hipóteses, dentre as muitas possibilidades de trabalhar a leitura e escrita, optou-se por desenvolver um projeto interdisciplinar.
Partindo deste pressuposto, apresentou-se às crianças diversos temas e verificou-se maior interesse referente ao tema “Receitas Culinárias”. Ao ser definido o tema, considerou-se também a possibilidade de incentivar a criança a obter hábitos alimentares saudáveis, fatores que permitem desenvolver uma diversidade de atividades referentes à leitura, escrita e cálculos, dentro de um contexto vivenciado na realidade dos educandos.
Os textos instrucionais, neste caso, receitas culinárias, possibilitaram diversas situações de ensino e aprendizagem, uma vez que estão presentes no dia a dia das crianças e são de circulação corrente em diferentes classes sociais, além de favorecer o desenvolvimento de atividades propícias para o início do processo de alfabetização.
Foram selecionadas algumas receitas para o preparo na escola, seguidas de atividades pedagógicas de leitura, escrita e cálculos, também envolvendo os diversos componentes curriculares, referentes ao tema proposto. As atividades foram realizadas individual e coletivamente.
Procurou-se aliar o uso das novas tecnologias, utilizando o laboratório de informática para leitura informativa, pesquisas, jogos, vídeos e publicações nos Blogs das professoras, permitindo a criança o acesso ao computador, a informática, aos recursos e universo das novas mídias.
Adotou-se também uma mascote para a turma, sendo escolhida uma cenoura de pelúcia, vindo de encontro e complementando as ações desenvolvidas. A mascote do 2°Ano A foi batizada com o nome de Lili e a do 2°Ano B, recebeu o nome de Belinha, elas foram confeccionadas exclusivamente para o desenvolvimento do projeto.
         Ao adotar a mascote, a turma toda ficou responsável por ela. Por meio de sorteio, cada dia uma criança levou a nova amiguinha para sua casa e um caderno para registrar por escrito, com desenhos e fotos, o dia em que estiveram juntinhos.  Ao registrar seu dia com a Belinha, cada criança pode exercitar a leitura e a escrita, além de compartilhar suas experiências com os coleguinhas.
Ter uma mascote e cuidar dela consistiu em uma nova forma de aprender, além do conhecimento formal e sistematizado, envolveu questões relacionadas à realidade das crianças, a valores e a cidadania, indispensáveis para a formação do ser humano.
O projeto “Nossas Receitas: Um jeito gostoso de aprender!”, foi mais uma possibilidade de ensinar e aprender de forma dinâmica, permitindo a troca de experiências entre alunos e educadores. O resultado está nas experiências e aprendizado que cada envolvido obteve de forma individual e/ou coletiva, também representado por meio das atividades registradas em imagens (fotos, desenhos), no caderno de registro do projeto, no caderno de registro da mascote e no livrinho de receitas.
É importante lembrar que este trabalho não apresentou soluções definitivas para os problemas encontrados na leitura, na escrita e em cálculos, porém, houve resultados significativos.
O interesse pela leitura e a escrita de receitas culinárias superou as expectativas iniciais, pois além do trabalho realizado em sala de aula, as crianças envolveram seus familiares em atividades que iam desde a pesquisa de receitas de tradição familiar ao preparo das mesmas. Houve diversas atividades que envolveram a leitura, a escrita e o raciocínio lógico, tais como:
·        Análise da estrutura textual de receitas culinárias;
·        Pesquisas e leituras em livros, cadernos de receitas da família, internet ...
·         Escrita de relatórios coletivo e individual sobre algumas atividades desenvolvidas;
·        Escrita de relatório no caderno que acompanhou a mascote de cada turma;
·        Escrita e preparo de receitas;
·        Pesquisa de preços em feiras e mercados;
·        Exploração de rótulos e embalagens;
·        Confecção de cardápios e da pirâmide alimentar;
·        Classificação por meio de cartazes dos alimentos quanto a origem animal, vegetal, mineral e produtos naturais e industrializados;
·        Noções de medidas de tempo, de massa e de capacidade;
·        Roda de leitura e exposição de idéias sobre receitas e propriedades nutritivas dos alimentos;
·        Visita à horta da escola;
·        Desenho, pintura, recorte e colagem referentes a alimentação saudável;
·        Resolução de problemas;
·        Vídeos e músicas sobre alimentação;

Muitos alunos que não tinham o hábito de se alimentarem de frutas, legumes e verduras tanto em casa quanto na escola, passaram a experimentar e a gostar desses alimentos. Em pesquisas feitas sobre a merenda escolar e a fruta preferida, constatou-se por meio de gráficos (elaborados no inicio e no final do projeto), que o índice de alunos que passaram a se alimentarem da merenda oferecida pela escola aumentou, chegando nas turmas citadas a quase 90%.
O trabalho evidenciou a importância de buscar novas alternativas sempre, para o desenvolvimento de um trabalho dinâmico e coletivo envolvendo escola e comunidade. É um ponto de partida, a partir dele, poderão surgir novas ideias para outros trabalhos, partindo então para mudanças contínuas que ofereçam oportunidades para o desenvolvimento cultural e social das pessoas envolvidas.




















































































































































  
       

PROJETO 

NOSSAS RECEITAS: 
UM JEITO GOSTOSO DE APRENDER

        O projeto Nossas Receitas: Um Jeito Gostoso de Aprender, idealizado pelas  professoras da E.E.E.F.M Cel. Aluízio Pinheiro Ferrerira , Juliana Seabra Laudares (2ºAno A) e Mara Rolin (2º Ano B), foi contemplado para receber o recurso do PROFIPES (Programa de Financiamento a Projetos Escolares) - 2011. 
       PROFIPES, é um programa de suporte financeiro a Projetos Escolares criado pela Lei Estadual 1517/05, cuja participação requer a adesão da Escola.
O Objetivo do PROFIPES  é  propiciar às unidades de ensino o fortalecimento de sua autonomia pedagógica através do suporte financeiro a projetos escolares que visam a eficácia do processo de ensino e de aprendizagem.
Ao realizar uma sondagem no início do ano letivo de 2011, as professoras observaram que uma grande parte dos alunos apresentava dificuldades na leitura e na escrita, bem como em atividades que exigem raciocínio lógico.
Diante disso e de acordo com as metas do PPE da Escola ( Melhorar e inovar o processo educativo, bem como interagir  com a comunidade),  verificou-se a necessidade de criar momentos para que o  processo de ensino e aprendizagem, acontecesse de maneira contextualizada, dinâmica e significativa, envolvendo escola e família. Com isso,  por meio de um projeto, estão sendo desenvolvidas atividades voltadas a leitura, escrita e cálculos, utilizando os recursos do PROFIPES, com o objetivo de despertar o interesse do educando, possibilitando uma intervenção pedagógica específica nas áreas descritas.

Sabendo que durante o processo de alfabetização é importante que as atividades sejam significativas e contextualizadas permitindo à criança criar e testar hipóteses, nesse sentido, dentre as muitas possibilidades de trabalhar a leitura e escrita, observando e considerando a realidade, optou-se por desenvolver um projeto referente a receitas culinárias.

Os textos instrucionais, neste caso, receitas culinárias, possibilitam diversas situações de ensino e aprendizagem, uma vez que estão presentes no dia a dia das crianças e são de circulação corrente em diferentes classes sociais, além de favorecer o desenvolvimento de atividades propícias para o início do processo de alfabetização.
Partindo deste pressuposto, decidiu-se então, elaborar um projeto em que houvesse um envolvimento maior entre escola e comunidade,  considerando a problemática referente a leitura, escrita e operações matemáticas. Apresentou-se às crianças diversos temas e verificou-se maior interesse referente ao tema “Receitas”. Outro fator considerado para definir o tema, diz respeito a merenda escolar, por observar que enquanto alguns alunos aguardam ansiosamente pela hora da “merenda”, outros optam por comprar alimentos na cantina. Considerou-se também a possibilidade de incentivar a criança a obter hábitos alimentares saudáveis, fatores que permitem desenvolver uma diversidade de atividades referentes a leitura, escrita e cálculos, dentro de um contexto vivenciado na realidade dos educandos.


Arquivo Pessoal das professoras :
Juliana S. Laudares
Mara  Rolin       






PARA CANTAR E SE DIVERTIR



COMER, COMER, É O MELHOR PARA PODER CRESCER- ELIANA





VERDE QUE TE QUERO VERDE- ALINE BARROS E CIA








SAÚDE E BEM ESTAR


Saúde e Bem Estar
Para fazer tudo de bom que a vida nos oferece é fundamental ter saúde! Ela é tão importante que, ao comemorar as coisas boas que acontecem para nós ou para outras pessoas, desejamos que ela esteja presente e aí brindamos, falando: - SAÚDE!
O mais interessante é que é muito fácil manter um estado constante de saúde e bem-estar, basta desenvolver hábitos adequados no cotidiano e quanto mais cedo isso começar, melhor!
Por isso, a turma da Smartkids selecionou algumas dicas para você. Leia e pense em se você já tem hábitos saudáveis...
Alimentação saudável: nosso organismo precisa de nutrientes para funcionar perfeitamente. Se comermos somente guloseimas, não estaremos fornecendo ao organismo a variedade de nutrientes que ele precisa. E tem mais: quantidade não representa qualidade, portanto em a cada refeição preste atenção se está tendo uma alimentação saudável. Para que você possa identificar os grupos de alimentos, indicamos o especial de nosso site sobre a pirâmide alimentar.
Importância da prática de esportes: sabia que a pratica de esportes é bom para o corpo e para a mente? É verdade, além de ajudar a manter o corpo em forma, a postura adequada, etc. a prática de esportes ajuda a melhor nosso desempenho mental. Assim, mesmo que você não goste de algum esporte específico, procure caminhar ou andar de bicicleta, mantendo uma frequência semanal.
Durma bem: o sono é essencial para manutenção da saúde e bem estar, pois ajuda o organismo a se recompor do desgaste físico e mental que ocorre naturalmente durante o dia. Assim, nada de ficar assistindo televisão até tarde! O mais importante é estar bem para um novo dia de atividades!
Ler é importante: exercícios físicos são ótimos para o corpo, mas a mente também precisa de exercícios e o melhor deles é a leitura, portanto pratique também esse exercício mantendo sua mente em forma!
Higiene é fundamental: sabe aquelas recomendações que ouvimos desde pequenos, do tipo  – Vá lavar as mãos antes de comer! Não se esqueça de escovar os dentes! Parou de brincar? Então direto para o banho... – pois é essa rotina de higiene é fundamental para prevenirmos o contágio de doenças, lembre-se sempre disso! Para saber mais sobre higiene pesquise em nosso especial
Visitas ao médico: não pense que só quando estamos doentes devemos ir ao médico, muito pelo contrário, fazer visitas periódicas nos ajuda a verificar se está tudo em ordem com a saúde e também prevenir que doenças se instalem.
Curiosidades:
Lembra-se do marinheiro Popeye? Sim, aquele personagem do desenho animado que comia espinafres para ficar forte... No auge da fama deste personagem, as mães americanas aproveitavam a oportunidade e convenciam os filhos a comerem espinafre alegando que assim eles ficariam fortes. Com isso, nos Estados Unidos houve um aumento de 30% na produção desse vegetal e em gratidão, os produtores desta verdura de Crystal City, Texas, construíram uma estátua para o herói.
(fonte: InVivo - Informativo Fiocruz)

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Confira algumas Dicas de Saúde e bem estar clicando no link a seguir:
 ww.smartkids.com.br/desenhos-animados/dicas-de-saude.html

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COMIDA E GASTRONOMIA


Comida e Gastronomia
A alimentação sempre marcou a história da humanidade, afinal, comer é necessário para a sobrevivência, e quanto mais gostosa for a comida, melhor!
 Nutrientes e sua importância
Quando comemos qualquer tipo de alimento, ele é quebrado em partículas minúsculas ao passar pelo processo digestivo. Essas partículas minúsculas são os nutrientes, que entram em nossas células para constituir o organismo ou para fornecer energia para seu trabalho.
 Os principais nutrientes são os carboidratos, os lipídeos, as proteínas, as vitaminas e os sais minerais.
Nosso organismo precisa de todos eles, em maior ou menor quantidade, dependendo da idade, atividade física, presença ou não de alguma doença, etc. Portanto, ao escolher um prato, além o sabor é importante pensar na variedade de nutrientes que o compõem e quanto mais variedade melhor!
Os alimentos evoluem com as sociedades
Na Pré-história, sem a possibilidade de ter um fogão à gás, micro-ondas, ou qualquer outra "mordomia" que ajudasse no preparo do alimento, acredita-se que o homem na pré-história começou a se alimentar através da observação dos animais, que comiam frutos, sementes e folhas. Estudos arqueológicos da arcada dentária dos primeiros hominídeos também apontam a possibilidade de terem se alimentado até mesmo de carne crua.
Com a descoberta do fogo, assar e cozinhar alimentos facilitou muito a alimentação do homem na pré-história.
 A era da agricultura revolucionou a vida do homem, que principalmente pela escassez de alimento e mudanças climáticas muito acentuadas, por um bom tempo viveram como nômades. Nas suas andanças começaram a perceber que as sementes que caíam sobre a terra se multiplicavam com muita facilidade. Descobrindo a terra como fonte de alimento, passaram a se fixar em determinadas regiões, formando aldeias, assim, em função da alimentação o homem começa a se organizar socialmente. Nessa fase predomina a abundância de cereais como aveia, trigo e cevada. 
 Caminhando um pouco mais na história até a Grécia e Roma antigas, estudos mostram que o trigo era considerado como um cereal nobre, portanto consumido pela nobreza. Já a cevada não tinha tanto "prestígio" e era consumida pelos escravos. Foram os Gregos e Romanos que levaram o trigo para o restante da Europa.
 Já nestas civilizações antigas os médicos da época consideravam alguns alimentos como fonte de prevenção e cura de doenças. Alimentos considerados importantes eram: cevada, trigo, favas, grão-de-bico, lentilhas, gergelim.
 Consumiam-se também carnes diversas, de bovinos, suínos, ovinos e de cães (também para consumo!), javalis, lebres, raposas e aves. A pesca era regular naquela época, assim como o consumo de queijos, frutas secas e frescas, e hortaliças. Os temperos e condimentos começaram a ser usados frequentemente, principalmente o alho, cebola, poejo, manjericão e tomilho.
A alimentação na Idade Média é marcada por períodos de fartura e escassez, assim, comer passa a ser algumas vezes um luxo, principalmente para os serviçais. Para o clero e a nobreza, nunca faltava alimentos, muito pelo contrário para essas classes sociais o que prevalecia era o desperdício. Os sabores se acentuavam devido ao uso das especiarias. Também doces  começam a ser frequentes devido ao uso do açúcar e sabores mais ácidos, pela introdução do vinagre.
Com a chegada da Idade Contemporânea chega também a variedade que atende a todos os gostos. A comida francesa marca esse período, sendo sinônimo de requinte e sofisticação. A comida francesa é conhecida pela presença de ingredientes variados e combinados com grande sutileza.
De modo geral, neste período cresce cada vez mais as alternativas nas indústrias de alimentos e nos serviços de alimentação. Os principais exemplos são os alimentos congelados e pré-cozidos, enlatados, conservas, drive-thru, fast-food, delivery e selfservice, entre muitos outros.
Essa evolução pode dar a falsa impressão de que os tipos de alimentos consumidos nos diferentes países tendem a ser cada vez mais semelhantes, mas isso não acontece na realidade, uma vez que os comportamentos alimentares estão sempre relacionados à cultura de cada povo e país, são marcados pelas particularidades locais, e sem dúvida, como ocorria desde os primórdios, marcam a própria identidade das pessoas daquela região.
A comida no Brasil
Em nosso país a comida sofre forte influência da comida indígena, africana e portuguesa. Os índios contribuem até mesmo com um tipo de alimentação mais natural e saudável, usando raízes, como a mandioca, diversos tipos de frutos para refresco, o mais conhecido era o guaraná. Pratos tão conhecidos como a moqueca, que para os índios era simplesmente um modo de preparo dos peixes, utilizando um utensílio específico chamado moquém. Na nossa cozinha atualmente, a moqueca é preparada com grande variedade de ingredientes e variando o tipo de carne utilizada.
Os portugueses trouxeram o pão, feito com quase todos os cereais: cevada, centeio, aveia e principalmente trigo. Trouxeram também de outras colônias, especialmente as africanas, novas frutas: uva, figo, maçã, marmelo, pêssego, romã, cidra, tâmaras, melão, melancia. Foram os portugueses que plantaram o coqueiro, semearam o arroz e diversos condimentos e ervas. O prato mais popular, a feijoada completa, é um modelo aculturado do cozido português com feijão e carne seca.
Além de todas essas contribuições à nossa culinária, os portugueses introduziram hábitos que marcaram definitivamente nosso paladar: valorizaram o uso do sal e revelaram o açúcar aos africanos e índios do Brasil.
Gosto não se discute!
Ensopado de cigarra ou cobra, cavalo marinho ao molho e grilinhos no espeto... Você quer experimentar? Esses alimentos são típicos na china, mas também são considerados exóticos, pois a base da alimentação é o peixe, carne suína, frango, frutos do mar.
No Japão, um prato considerado exótico é o sashimi de carne de cavalo.
Na Índia a cobra também faz parte de diversos pratos exóticos. Como neste país há um preceito religioso que tem a vaca como animal sagrado, o consumo de peixe é muito comum. O curry é o condimento mais usado.
Curiosidades
A chamada gastronomia molecular é o estudo científico dos processos químicos e físicos que ocorrem durante o cozimento. Através desse estudo é possível criar novos métodos, técnicas e equipamentos para melhorar o aproveitamento dos nutrientes durante sua preparação. A cozinha molecular é a forma de utilizar os conhecimentos descobertos da gastronomia molecular em seus pratos.
Fonte: SMARTKIDS

 CONFIRA UMA RECEITINHA CLICANDO NO LINK ABAIXO:

Blog de rafaelababy : ✿╰☆╮Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄ƷTudo para orkut e msn, Barrinhas divisorias


POEMA 





Come, come, come tudo!

Na horta do seu Zequinha

Tem verdura bem fresquinha

Ele acorda bem cedinho

E rega tudo... tudinho

A cebolinha é viçosa

Magrinha e orgulhosa

A salsinha com seus cabelos de renda

É a rainha da fazenda

A couve é de um verde bem forte
E o pepino tem um bom porte
O tomate vermelho que só
Faz sombra ao ardido jiló
É só o matinho aparecer
Que seu Zéquinha põe prá correr
Quando a terra tá cansada
Ele a deixa esburacada
Aduba a terra com estrume
E planta como de costume
Sabe que seu trabalho diário
É o seu melhor salário
Apesar da sua lida dura
De tanto plantar verdura
Ele vive muito bem
Comendo como ninguém
Ele come, come, come tudo
É um homem sortudo!



Por isso, meus amiguinhos

Que estão lendo estes versinhos

Quando encontrar um espinafre

Não faça careta... é gafe!

Coma sempre salada

Que de ruim, não tem nada

As folhas bem tenrinhas

São deliciosas fresquinhas
Uma alimentação saudável
É algo admirável
Fará você crescer fortão
Igual o pimentão!



Come, come, come tudo…!
Angela Bretas